Algumas das atividades trabalhadas durante o estudo da letra D.
Usamos como palavra contextualizada: DINOSSSAURO.
Usamos como palavra contextualizada: DINOSSSAURO.
Usando a trena e barbante simulamos o tamanho de dois dinossauros para que as crianças tivessem a idéia do tamanho deles.( Idéia retirada da NET.)
Em frente a nossa escola conseguimos areia para montar a nossa maquete com dinossauros carnívoros e herbívoros. João Victor foi o nosso carregador da areia. Esse menino é mesmo forte.
Nossa maquete prontinha. (vulcões, pedras e plantas)
Artes e Matemática: cores e figuras geométricas formando um lindo DINOSSAURO.
Reaproveitamos bandejas de isopor para pintura a dedo usando tinta guache, serviu de fundo para colar o dinossauro.
Reaproveitamos bandejas de isopor para pintura a dedo usando tinta guache, serviu de fundo para colar o dinossauro.
Comprei estes dinossauros na Loja de 1,99. Eles eram bem pequeninos, colocados na água foram crescendo. Os alunos puderam observar esta transformação. A identificação dos dinossauros foram feitas literalmente pelo meu aluno Daniel. Ele e o Luis Gustavo entendem tudo de dinossauros.
Vários tipos de texto usados durante nosso estudo. Textos informativos, Parlenda, Rótulos, história em quadrinhos (Horácio, dinossauro criado por Maurício de Souza).
A idéia do fóssil veio através de um trabalho da minha filha Nathália. Usando argila e gesso.
Aproveitando conhecimentos adquiridos na mídia por alguns alunos, estão aí algumas ferramentas utilizadas para escavar cuidadosamentes rochas para remover fósseis, que vão desde picaretas a pincéis e muita paciência.
Aproveitando conhecimentos adquiridos na mídia por alguns alunos, estão aí algumas ferramentas utilizadas para escavar cuidadosamentes rochas para remover fósseis, que vão desde picaretas a pincéis e muita paciência.
Os minerais do solo penetram nos ossos, transformando-0s em pedra. Isso não acontece com muita frequência, desse modo, existem lacunas no registro fóssil. Acho isto tudo muito fascinante.
Miniaturas de dinossauros trazidas pelos alunos e professora.
Miniaturas de dinossauros trazidas pelos alunos e professora.
Alguns pais de alunos em visita a nossa sala de aula.
Nosso agradecimento aos pais que prestigiaram o trabalho dos filhos.
"NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR."
"NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR."
Estou tendo o capricho de ler alguns dos livros que chegaram para a biblioteca da nossa escola (PNBE do professor), e gostei muito de um deles: Guia prático do alfabetizador de Marlene Carvalho. Recomendo a leitura. Abaixo um pequeno trecho:
"... Os centros de interesse são uma das ideias básicas da pedagogia de Decroly, que sustentava a importância da globalização do ensino, isto é, da supressão das barreiras e demarcações entre as várias disciplinas escolares. Em vez de apresentar os conteúdos em aulas separadas de linguagem, matemática, ciências, estudos sociais, etc., o professor deveria explorar um determinado assunto sob os seus diferentes ângulos, encontrando as ligações entre as diversas áreas do conhecimento."
0 comentários:
Postar um comentário