"Se as coisas são inatingíveis ... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
RSS

Ainda o M...

Para iniciarmos o tema Copa 2010, "encerramos" o tema Macaco com esta viseira para diminuir o sol quando as crianças vão embora para casa. Claro que durante todo o ano sempre precisaremos do nosso amigo MACACO, pois muitas palavras usando estas letras ainda escreveremos.



Outro dia, indo para a Escola a pé na companhia do meu filho Gabriel, perto da passarela que precisamos atravessar, ele viu um pé de mamona, me perguntou o que era. Claro que aproveitei a oportunidade e levei um cacho de mamonas para a sala de aula. Muitas crianças não conheciam, ou já tinham visto e não sabiam o nome. Claro que foi sucesso.

Aproveitei para escrever o nome, contar letras, sílabas, letra inicia e final. Tirei as sementes e fizemos uma estimativa: quantas sementes teria o cacho. A aluna Maria Clara foi quem mais se aproximou, ele arriscou 60 sementes, e contamos 63. As crianças amam este tipo de atividade.


MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA



Esta parlenda Macaca Sofia é muito legal. Aqui as crianças coloriram, recortaram e montamos os fantoches: Macaca Sofia e o relógio marcando meio dia. A maioria das crianças já estão recortando muito bem.

Esta é minha Macaca Sofia de lacinho, a panela (cantina da escola )relógio que as crianças puderam manusear (ganhei este relógio da nossa diretora Marilene, creio que era da sua filha Maria Luisa)
Esta macaquinha é demais! Faz de tudo para chamar a atenção.
Trabalhamos a palavra MACACA, colorimos as vogais, fizemos a comparação com a palavra MACACO. Letra final.


Outro momento de intimidade com o M. A mula maluca.
Aqui chamei algumas crianças para sublinhar palavras iniciadas com M.

Trabalhamos o texto. Depois trabalhamos o texto fatiado. Os alunos recortaram e coloram as frases na ordem correta. Depois desenharam a mula. Estes desenhos são demais!

Olha só que mulinha mais charmosa. Tivemos muitas mulinhas lindas.

Tivemos nosso cineminha. Tivemos pipoquinha. Reaproveitamos caixinhas de leite para acomodar as pipoquinhas. A natureza agradece.

Esta mulinha simpática enfeitou a caixinha que estava cheia da deliciosa pipoca que a Zezé da cantina sempre estoura na maior boa vontade.


"Senhor, ensina-me a viver os meus dias de modo que meu coração alcance sabedoria."
(Salmo 90,12)
0 comentários

Plantão Pedagógico - turno matutino

"Porque a Educação é construída cooperativamente pelos alunos, professores e comunidade...todos temos algo a aprender e a ensinar."


O 1º Plantão Pedagógico (1º e 5º anos matutino - 6º ao 9º anos matutino e vespertino) mobilizou professores e 2 supervisores para atender aos pais e alunos da E.E.Quintino Bocaiúva.
'O Plantão Pedagógico é uma ação que contempla a integração entre alunos, professores e pais para discutir notas, conteúdo curricular aplicado em sala de aula e outros assuntos de interesse da escola e pais'.
Quem não foi perdeu. Esta equipe é nota 10.





"Tudo quanto o fizertes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor."
(Colossenses 3:23)
20/05/2010
0 comentários

Trabalhando o M

Dando continuidade ao tema MAMÃE, onde aproveitamos para trabalhar palavras iniciadas com a consoante M, estamos trabalhando o tema MACACO. Aqui estou postando algumas das atividades que foram realizadas.Este livro foi meu aluno Sávio quem trouxe. O livro é todo em inglês . Nossa colega Eucilene, professora de inglês, traduziu o título do livro: Eu sou um macaquinho. Juntos os alunos e eu, fomos criando a nossa história observando as gravuras.



Uma das minhas aluninhas colorindo o espaço entre as palavras no texto: A bola maluca. (capacidade trabalhada: compreender a funçao da segmentação dos espaços em branco)


Aqui as alunas estão colorindo a palavra MACACO. Depois contamos número de letras e sílabas, destacamos letra inicial e final.
(esta cena é uma delícia! Apesar de todas as cobranças, eu amo ver isto.)


Distribui o texto para cada aluno e eles coloriram os espaços em branco. Este tipo de atividade tem como objetivo levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.


Outro momento: coloquei figuras cujo nome inicia com a consoante M, chamei alguns alunos para formarem o nome do desenho. Os outros observaram, dando opiniões. Atividade em rodinha.
Gosto muito de trabalhar com os alunos em rodinha, pois acredito desenvolver no aluno a competência/oralidade. Trabalhar em grupo, saber ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas é muito importante. É essencial.
Capacidade reconhecer unidade fonológicas - sílabas



Usamos o alfabeto móvel para formar palavrinhas. Cada aluno com o seu.


Fiz esta atividade individualmente. Distribui em cima da mesa fichinhas com palavras escritas em letra de imprensa maiúscula e letra cursiva. Pedi para o aluno unir os pares (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras). Dá um trabalhão, pois tenho que atender individualmente e controlar o resto da turma.


Um dos alunos observando um macaquinho de pelúcia. Aproveitamos para trabalhar Ciências. Como é o corpo do macaco, animal mamífero, habitat, etc.


Atividade: pintura com lápis de cor e giz de cera, contorno com canetinha, recorte, colagem. Montamos um macaco que se transformou num fantoche de vara. As crianças amam este tipo de atividade.
0 comentários

Maria Mole



Trabalhando com parlendas. Fiz 3 cartazes. Esses dois, mais um escrito com letra cursiva. A foto dele não ficou legal, por isso não coloquei. É claro que a letra M ficou em evidência. Fizemos uma lista de palavras iniciadas com M.


As crianças amaram degustar a tal da Maria-mole. Tinha criança que não conhecia esse delicioso doce.
0 comentários

Mães


Sr. Amaral, nosso colega de trabalho, lendo mensagem para mães professoras. Mensagem de sua autoria,

Professoras mães do 1º turno sendo homenageadas com a mensagem do Sr. Amaral.
Colegas queridas: Sandra e Marta


0 comentários



Com carinho para minhas colegas Lurdinha e Lucimar..

Existem alguns fatos da vida que são inevitáveis, um dia entenderemos porque certas coisas acontecem!

0 comentários

Mãe

Tema: Mãe
" Mãe é como o amor, não tem explicação."

" ... o ideal é que cada aluno tenha na imaginação a figura da mãe com mulher que cuida dele, mostrando que a imagem materna está em muitas coisas que o rodeiam ..."

Algumas atividades desenvolvidas:
Cada criança ganhou um calendário. Colorimos de vermelho os domingos e o feriado do Dia do Trabalho. Usaremos o calendário durante todo o mês, pois assinalamos os dias de segunda a sexta.

No mural da sala, colamos figuras de mães e a palavra mamãe escrita com diversos tipos de letras.
Aproveitamos para trabalhar palavras iniciadas com a consoante M. As crianças trouxeram de casa figuras e colamos no mural da sala.

Trabalhamos com a quadrinha:
NA COZINHA DA MAMÃE
VOCE ACHA O QUE QUISER
TEM PANELA, TEM TAMPINHA
RALO, FORMA E COLHER.

Aproveitamos para colorir o espaço entre as palavras, colorir a palavra mamãe e as letras M que apareceram nas palavras da quadrinha. Cada criança ganhou sua quadrinha xerocada com espaço para fazer um desenho para a mamãe. Esta folha também faz parte do álbum da mamãe.

Utilizamos na hora de história os livros: - O MISTÉRIO DA MAMÃE
Autoras: Luciana Rigueira e Elisabeth Teixeira

- ONDE ESTÁ A MAMÃE?
Autora: Terezinha Casasanta

Amo estes livros. Onde está a mamãe, herdei da tia Zezé.


Recorte e colagem: palavra mamãe.



Colorindo a capa do álbum da mamãe.



Essa atividade fez sucesso. As crianças pintaram a garrafa, usando a técnica "esponjado", usando um pedacinho de espuma.Teve muito dedinho verdinho ... verdinho...

Resultado final. Ficou muito legal. Passei verniz e escrevi a palavra MÃE usando tinta dimensional. Garrafas de vidro que iam para o lixo, se transformaram num lindo presente. Reaproveitar materiais com certeza ajuda a diminuir o lixo. A natureza agradece. As crianças sabem disto.
0 comentários