"Se as coisas são inatingíveis ... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
RSS

Trabalhando o M

Dando continuidade ao tema MAMÃE, onde aproveitamos para trabalhar palavras iniciadas com a consoante M, estamos trabalhando o tema MACACO. Aqui estou postando algumas das atividades que foram realizadas.Este livro foi meu aluno Sávio quem trouxe. O livro é todo em inglês . Nossa colega Eucilene, professora de inglês, traduziu o título do livro: Eu sou um macaquinho. Juntos os alunos e eu, fomos criando a nossa história observando as gravuras.



Uma das minhas aluninhas colorindo o espaço entre as palavras no texto: A bola maluca. (capacidade trabalhada: compreender a funçao da segmentação dos espaços em branco)


Aqui as alunas estão colorindo a palavra MACACO. Depois contamos número de letras e sílabas, destacamos letra inicial e final.
(esta cena é uma delícia! Apesar de todas as cobranças, eu amo ver isto.)


Distribui o texto para cada aluno e eles coloriram os espaços em branco. Este tipo de atividade tem como objetivo levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.


Outro momento: coloquei figuras cujo nome inicia com a consoante M, chamei alguns alunos para formarem o nome do desenho. Os outros observaram, dando opiniões. Atividade em rodinha.
Gosto muito de trabalhar com os alunos em rodinha, pois acredito desenvolver no aluno a competência/oralidade. Trabalhar em grupo, saber ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas é muito importante. É essencial.
Capacidade reconhecer unidade fonológicas - sílabas



Usamos o alfabeto móvel para formar palavrinhas. Cada aluno com o seu.


Fiz esta atividade individualmente. Distribui em cima da mesa fichinhas com palavras escritas em letra de imprensa maiúscula e letra cursiva. Pedi para o aluno unir os pares (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras). Dá um trabalhão, pois tenho que atender individualmente e controlar o resto da turma.


Um dos alunos observando um macaquinho de pelúcia. Aproveitamos para trabalhar Ciências. Como é o corpo do macaco, animal mamífero, habitat, etc.


Atividade: pintura com lápis de cor e giz de cera, contorno com canetinha, recorte, colagem. Montamos um macaco que se transformou num fantoche de vara. As crianças amam este tipo de atividade.

0 comentários:

Postar um comentário