Uma das minhas aluninhas colorindo o espaço entre as palavras no texto: A bola maluca. (capacidade trabalhada: compreender a funçao da segmentação dos espaços em branco)
Aqui as alunas estão colorindo a palavra MACACO. Depois contamos número de letras e sílabas, destacamos letra inicial e final.
(esta cena é uma delícia! Apesar de todas as cobranças, eu amo ver isto.)
Distribui o texto para cada aluno e eles coloriram os espaços em branco. Este tipo de atividade tem como objetivo levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.
Outro momento: coloquei figuras cujo nome inicia com a consoante M, chamei alguns alunos para formarem o nome do desenho. Os outros observaram, dando opiniões. Atividade em rodinha.
Gosto muito de trabalhar com os alunos em rodinha, pois acredito desenvolver no aluno a competência/oralidade. Trabalhar em grupo, saber ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas é muito importante. É essencial.
Capacidade reconhecer unidade fonológicas - sílabas
Fiz esta atividade individualmente. Distribui em cima da mesa fichinhas com palavras escritas em letra de imprensa maiúscula e letra cursiva. Pedi para o aluno unir os pares (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras). Dá um trabalhão, pois tenho que atender individualmente e controlar o resto da turma.
Um dos alunos observando um macaquinho de pelúcia. Aproveitamos para trabalhar Ciências. Como é o corpo do macaco, animal mamífero, habitat, etc.
Atividade: pintura com lápis de cor e giz de cera, contorno com canetinha, recorte, colagem. Montamos um macaco que se transformou num fantoche de vara. As crianças amam este tipo de atividade.
0 comentários:
Postar um comentário