"Se as coisas são inatingíveis ... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
RSS

Em tempos de copa ...

Concurso nova camisa para a seleção.


Comissão julgadora presidida pela diretor Marilene.
Professora Sandra, sua animação e seu aluno vencedor do concurso.
Comissão julgadora.
Desfile dos alunos participantes.
Hora cívica - Hino Nacional
Algumas atividades dadas em sala.



0 comentários

Letra P - Palhaço



PALHACINHO
VOU LHE CONTAR UMA HISTÓRIA
DO PALHAÇO PIMPÃO:
ERA UM PALHAÇO ENGRAÇADO
QUE SÓ MEXIA COM A MÃO.

VOU LHE CONTAR UMA HISTÓRIA
DO PALHACINHO PICOLÉ:
ERA UM PALHAÇO ENGRAÇADO
QUE SÓ MEXIA COM O PÉ.

VOU LHE CONTAR UMA HISTÓRIA
DO PALHAÇO ZUMZUM:
ERA UM PALHAÇO ENGRAÇADO
QUE SÓ MEXIA COM O BUMBUM.
Eu e meu aluninho de "palhacinhos." Eu de roupa e ele de peruca. A foto não ficou muito legal, foi tirado em frente ao espelho.
Esta poesia é muito legal. Dá para trabalhar rimas, direção e alinhamento da escrita, esquema corporal, etc. As crianças decoram rapidinho. A aula fica muito legal, movimentada.

Aqui os alunos coloriram as rimas.

Atividade de Artes. Quem não gosta?
Coloriram, recortaram e montaram o palhacinho.









0 comentários

PALESTRA - LEISHMANIOSE


Azemar de Andrade - biólogo da Zoonoses - CCZ proferindo a palestra sobre LEISHMANIOSE.




Como podemos ajudar no controle?
- Elimine o lixo de forma adequada.
- Mantenha sua casa e o seu quintal sempre limpos
-Não jogue lixo em lotes vagos.
0 comentários

Continuamos em clima de COPA 2010

Escrita da palavra BRASIL.Entre muitas letrinhas, encontramos as que precisamos para escrever Brasil. Colorimos a bandeira e juntos relembramos o que cada cor da bandeira nos lembra. Claro que as figuras geométricas não ficaram esquecidas.


Todo torcedor que se prese, tem uma viseira para curtir os jogos. Cada um fez a sua.


A evolução da bola - conhecendo melhor sua evolução e história. Atividade dirigida. Os alunos recortaram os retângulos que falavam da evolução do bola. Depois juntos, eu ia lendo, e eles associavam com o desenho e colavam o retângulo com o texto referente a cada bola. Foi muito legal, pois aprendemos juntos. (atividade retirada da NET)



Nesta atividade, fizeram um fantoche de palito com a bola preta e branca. Modelo mais famoso de bola de futebol. Na copa de 70 era chamada de TELSTAR (estrela da tela).


Quando falamos em futebol, do que você lembra?
Fizemos uma lista. O papel foi pequeno para tantas palavras.



Assistimos o vídeo: Animais da Africa jogando futebol - Animals from Africa playing soccer - World Cup 2010 - ( o vídeo é muito legal!)


Outro vídeo muito legal, é o vídeo que mostra " Como a bola (Jabulani) da copa foi fabricada. Mostra todo o processo. As crianças amam assistir a vídeos. Os cometários pós vídeos contribuem muito para o trabalho com a linguagem oral. Sem contar que estes vídeos são de curta duração, minutos, você não tem o problema de cansaço. São de interesse de todos.

Aqui os alunos observaram o desenho de alguns animais africanos.

As crianças em contato com o Mapa Mundi


Tenho alguns alunos que são umas gracinhas, aqui minha aluninha Bárbara trouxe de casa no outro dia, um Mapa Mundi para mostrar para os coleguinhas.



Em tempos de Copa, vi esta bucha no quintal da vizinha da minha mãe. Como tudo me lembra aluno, trouxe para mostrar para os meus. Alguns conheciam, outros não . Claro que escrevemos o nome, separamos sílabas, número de letras , letra inicial e final, etc e tal.
Meu aluninho Sávio levou a bucha até a cantina e as meninas cortaram-na ao meio. Os alunos observaram as sementes e a massa branca e alguns disseram que parecia um pepino. Estou atrás de uma bucha madura. Já tomei muito banho com ela. Mas está difícil encontrar.


Copa também é solidariedade, companheirismo. Como sempre meu aluninho Sávio está em todas. Olha ele aí, amarrando o tênis do coleguinha. É o tipo de cena que eu amo ver.
Me confidenciou que foi o pai quem o ensinou a dar o laço.
Esta geladeira é da minha casa. Postei para que o meu aluno Davi, filho da minha colega de trabalho Carla, pudesse ver o quanto gostei dos panos de prato que me deu no dia do meu aniversário.
0 comentários

JCC - Teatro

JCC
Supervisora Petrina, professora Lurdinha recebendo o Grupo Teatral - Vitória-ES.
TEMA: Pedofilia


















0 comentários

Copa do mundo 2010

Em clima de copa 2010!





0 comentários

Ainda o M...

Para iniciarmos o tema Copa 2010, "encerramos" o tema Macaco com esta viseira para diminuir o sol quando as crianças vão embora para casa. Claro que durante todo o ano sempre precisaremos do nosso amigo MACACO, pois muitas palavras usando estas letras ainda escreveremos.



Outro dia, indo para a Escola a pé na companhia do meu filho Gabriel, perto da passarela que precisamos atravessar, ele viu um pé de mamona, me perguntou o que era. Claro que aproveitei a oportunidade e levei um cacho de mamonas para a sala de aula. Muitas crianças não conheciam, ou já tinham visto e não sabiam o nome. Claro que foi sucesso.

Aproveitei para escrever o nome, contar letras, sílabas, letra inicia e final. Tirei as sementes e fizemos uma estimativa: quantas sementes teria o cacho. A aluna Maria Clara foi quem mais se aproximou, ele arriscou 60 sementes, e contamos 63. As crianças amam este tipo de atividade.


MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA



Esta parlenda Macaca Sofia é muito legal. Aqui as crianças coloriram, recortaram e montamos os fantoches: Macaca Sofia e o relógio marcando meio dia. A maioria das crianças já estão recortando muito bem.

Esta é minha Macaca Sofia de lacinho, a panela (cantina da escola )relógio que as crianças puderam manusear (ganhei este relógio da nossa diretora Marilene, creio que era da sua filha Maria Luisa)
Esta macaquinha é demais! Faz de tudo para chamar a atenção.
Trabalhamos a palavra MACACA, colorimos as vogais, fizemos a comparação com a palavra MACACO. Letra final.


Outro momento de intimidade com o M. A mula maluca.
Aqui chamei algumas crianças para sublinhar palavras iniciadas com M.

Trabalhamos o texto. Depois trabalhamos o texto fatiado. Os alunos recortaram e coloram as frases na ordem correta. Depois desenharam a mula. Estes desenhos são demais!

Olha só que mulinha mais charmosa. Tivemos muitas mulinhas lindas.

Tivemos nosso cineminha. Tivemos pipoquinha. Reaproveitamos caixinhas de leite para acomodar as pipoquinhas. A natureza agradece.

Esta mulinha simpática enfeitou a caixinha que estava cheia da deliciosa pipoca que a Zezé da cantina sempre estoura na maior boa vontade.


"Senhor, ensina-me a viver os meus dias de modo que meu coração alcance sabedoria."
(Salmo 90,12)
0 comentários