"Se as coisas são inatingíveis ... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
RSS

Ainda o M...

Para iniciarmos o tema Copa 2010, "encerramos" o tema Macaco com esta viseira para diminuir o sol quando as crianças vão embora para casa. Claro que durante todo o ano sempre precisaremos do nosso amigo MACACO, pois muitas palavras usando estas letras ainda escreveremos.



Outro dia, indo para a Escola a pé na companhia do meu filho Gabriel, perto da passarela que precisamos atravessar, ele viu um pé de mamona, me perguntou o que era. Claro que aproveitei a oportunidade e levei um cacho de mamonas para a sala de aula. Muitas crianças não conheciam, ou já tinham visto e não sabiam o nome. Claro que foi sucesso.

Aproveitei para escrever o nome, contar letras, sílabas, letra inicia e final. Tirei as sementes e fizemos uma estimativa: quantas sementes teria o cacho. A aluna Maria Clara foi quem mais se aproximou, ele arriscou 60 sementes, e contamos 63. As crianças amam este tipo de atividade.


MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA



Esta parlenda Macaca Sofia é muito legal. Aqui as crianças coloriram, recortaram e montamos os fantoches: Macaca Sofia e o relógio marcando meio dia. A maioria das crianças já estão recortando muito bem.

Esta é minha Macaca Sofia de lacinho, a panela (cantina da escola )relógio que as crianças puderam manusear (ganhei este relógio da nossa diretora Marilene, creio que era da sua filha Maria Luisa)
Esta macaquinha é demais! Faz de tudo para chamar a atenção.
Trabalhamos a palavra MACACA, colorimos as vogais, fizemos a comparação com a palavra MACACO. Letra final.


Outro momento de intimidade com o M. A mula maluca.
Aqui chamei algumas crianças para sublinhar palavras iniciadas com M.

Trabalhamos o texto. Depois trabalhamos o texto fatiado. Os alunos recortaram e coloram as frases na ordem correta. Depois desenharam a mula. Estes desenhos são demais!

Olha só que mulinha mais charmosa. Tivemos muitas mulinhas lindas.

Tivemos nosso cineminha. Tivemos pipoquinha. Reaproveitamos caixinhas de leite para acomodar as pipoquinhas. A natureza agradece.

Esta mulinha simpática enfeitou a caixinha que estava cheia da deliciosa pipoca que a Zezé da cantina sempre estoura na maior boa vontade.


"Senhor, ensina-me a viver os meus dias de modo que meu coração alcance sabedoria."
(Salmo 90,12)

0 comentários:

Postar um comentário