sexta-feira, 29 de julho de 2011

Criação de texto - Dinossaouros

"As palavras aprendidas têm de ser contextualizadas."
(Carvalho, Marlene. Guia prático do alfabetizador - 1. ed. - São Paulo: Ática, 2010)



"Os alunos apresentam interesse e motivações variadas, e depois, porque cada um tem um ritmo próprio de desenvolvimento que deve ser considerado e respeitado."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ANIVERSÁRIO DO SAMUEL

O aniversário do meu sobrinho Samuel. Tema: Galinha Pintadinha.
O bolo foi minha irmã quem fez. Esta linda galinha foi eu (E.V.A)
Os lindos doces foram parceria da minha irmã e minha mãe.

As lembrancinhas foram feitas de material reaproveitado.
Potes de sorvete,
Latinhas de molho de tomate. Ficaram lindas!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DINOSSAUROS

Algumas das atividades trabalhadas durante o estudo da letra D.
Usamos como palavra contextualizada: DINOSSSAURO.
Durante o recreio os alunos desenhando usando giz.




Assistindo pequenos vídeos sobre dinossauros.




Recorte de letras para formar a palavra DINOSSAURO. Desenhando dinossauros.



Trabalho com rótulos. Rótulo de chicletes.

Confeccionei um dinossauro para cada aluno como lembrancinha da aula inicial.


Este ovinho é o chicletes que veio na embalagem que estudamos acima.


Usando a trena e barbante simulamos o tamanho de dois dinossauros para que as crianças tivessem a idéia do tamanho deles.( Idéia retirada da NET.)


Em frente a nossa escola conseguimos areia para montar a nossa maquete com dinossauros carnívoros e herbívoros. João Victor foi o nosso carregador da areia. Esse menino é mesmo forte.


Nossa maquete prontinha. (vulcões, pedras e plantas)
Dinossauros de massinha de modelar. Olha só que legal!
Essa fase da descoberta do dicionário é muito legal. Aqui os alunos procurando a palavra DINOSSAURO. Esse dicionário da biblioteca da nossa escola é muito legal, usa letra de imprensa maiúscula. As crianças gostam porque conseguem identificar a palavra com mais facilidade.


Essa cena é uma delícia de se ver. É a descoberta.. em grupo.
Artes e Matemática: cores e figuras geométricas formando um lindo DINOSSAURO.
Reaproveitamos bandejas de isopor para pintura a dedo usando tinta guache, serviu de fundo para colar o dinossauro.

Usamos livros, jogo de cartas e filmes para fixar ainda mais o estudo do Dinossauro.

Comprei estes dinossauros na Loja de 1,99. Eles eram bem pequeninos, colocados na água foram crescendo. Os alunos puderam observar esta transformação. A identificação dos dinossauros foram feitas literalmente pelo meu aluno Daniel. Ele e o Luis Gustavo entendem tudo de dinossauros.
Vários tipos de texto usados durante nosso estudo. Textos informativos, Parlenda, Rótulos, história em quadrinhos (Horácio, dinossauro criado por Maurício de Souza).



A idéia desta pegada foi tirada do site do Professor Sassá.


A idéia do fóssil veio através de um trabalho da minha filha Nathália. Usando argila e gesso.

Aproveitando conhecimentos adquiridos na mídia por alguns alunos, estão aí algumas ferramentas utilizadas para escavar cuidadosamentes rochas para remover fósseis, que vão desde picaretas a pincéis e muita paciência.
Os minerais do solo penetram nos ossos, transformando-0s em pedra. Isso não acontece com muita frequência, desse modo, existem lacunas no registro fóssil. Acho isto tudo muito fascinante.

Miniaturas de dinossauros trazidas pelos alunos e professora.

Recorte e colagem

Alguns pais de alunos em visita a nossa sala de aula.


Nosso agradecimento aos pais que prestigiaram o trabalho dos filhos.
"NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR."



Estou tendo o capricho de ler alguns dos livros que chegaram para a biblioteca da nossa escola (PNBE do professor), e gostei muito de um deles: Guia prático do alfabetizador de Marlene Carvalho. Recomendo a leitura. Abaixo um pequeno trecho:
"... Os centros de interesse são uma das ideias básicas da pedagogia de Decroly, que sustentava a importância da globalização do ensino, isto é, da supressão das barreiras e demarcações entre as várias disciplinas escolares. Em vez de apresentar os conteúdos em aulas separadas de linguagem, matemática, ciências, estudos sociais, etc., o professor deveria explorar um determinado assunto sob os seus diferentes ângulos, encontrando as ligações entre as diversas áreas do conhecimento."

DESPEDIDA DA NOSSA QUERIDA DIRETORA MARILENE


Vice diretora eleita, Lucimar lendo mensagem para Marilene em nome dos funcionários do primeiro turno.

Brincadeira do cartãozinho. Escrevia-se uma mensagem e a Marilene tinha que adivinhar quem escreveu.
Professor Maurício participando da brincadeira.

Márcia da secretaria também participou.

Marilene e a diretora eleita, Eucilene. Que bom ventos a tragam.

Professora Carol e seu bilhetinho.

Marilene assistindo um pequeno vídeo produzido pela professora Lauderlane.

Professora Marilda também leu sua mensagem.

Marilene recebendo flores.

Eu e Marilene, amigas de longos anos. Continuaremos companheiras de trabalho. Ela será nossa supervisora. Bem vinda!

Alguns dos MUITOS cartõezinhos e mensagens dos alunos do primeiro turno





"Há gente que, em vez de destruir, constroi; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega."
(Lya Luft)