sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ainda o M...

Para iniciarmos o tema Copa 2010, "encerramos" o tema Macaco com esta viseira para diminuir o sol quando as crianças vão embora para casa. Claro que durante todo o ano sempre precisaremos do nosso amigo MACACO, pois muitas palavras usando estas letras ainda escreveremos.



Outro dia, indo para a Escola a pé na companhia do meu filho Gabriel, perto da passarela que precisamos atravessar, ele viu um pé de mamona, me perguntou o que era. Claro que aproveitei a oportunidade e levei um cacho de mamonas para a sala de aula. Muitas crianças não conheciam, ou já tinham visto e não sabiam o nome. Claro que foi sucesso.

Aproveitei para escrever o nome, contar letras, sílabas, letra inicia e final. Tirei as sementes e fizemos uma estimativa: quantas sementes teria o cacho. A aluna Maria Clara foi quem mais se aproximou, ele arriscou 60 sementes, e contamos 63. As crianças amam este tipo de atividade.


MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA



Esta parlenda Macaca Sofia é muito legal. Aqui as crianças coloriram, recortaram e montamos os fantoches: Macaca Sofia e o relógio marcando meio dia. A maioria das crianças já estão recortando muito bem.

Esta é minha Macaca Sofia de lacinho, a panela (cantina da escola )relógio que as crianças puderam manusear (ganhei este relógio da nossa diretora Marilene, creio que era da sua filha Maria Luisa)
Esta macaquinha é demais! Faz de tudo para chamar a atenção.
Trabalhamos a palavra MACACA, colorimos as vogais, fizemos a comparação com a palavra MACACO. Letra final.


Outro momento de intimidade com o M. A mula maluca.
Aqui chamei algumas crianças para sublinhar palavras iniciadas com M.

Trabalhamos o texto. Depois trabalhamos o texto fatiado. Os alunos recortaram e coloram as frases na ordem correta. Depois desenharam a mula. Estes desenhos são demais!

Olha só que mulinha mais charmosa. Tivemos muitas mulinhas lindas.

Tivemos nosso cineminha. Tivemos pipoquinha. Reaproveitamos caixinhas de leite para acomodar as pipoquinhas. A natureza agradece.

Esta mulinha simpática enfeitou a caixinha que estava cheia da deliciosa pipoca que a Zezé da cantina sempre estoura na maior boa vontade.


"Senhor, ensina-me a viver os meus dias de modo que meu coração alcance sabedoria."
(Salmo 90,12)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plantão Pedagógico - turno matutino

"Porque a Educação é construída cooperativamente pelos alunos, professores e comunidade...todos temos algo a aprender e a ensinar."


O 1º Plantão Pedagógico (1º e 5º anos matutino - 6º ao 9º anos matutino e vespertino) mobilizou professores e 2 supervisores para atender aos pais e alunos da E.E.Quintino Bocaiúva.
'O Plantão Pedagógico é uma ação que contempla a integração entre alunos, professores e pais para discutir notas, conteúdo curricular aplicado em sala de aula e outros assuntos de interesse da escola e pais'.
Quem não foi perdeu. Esta equipe é nota 10.





"Tudo quanto o fizertes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor."
(Colossenses 3:23)
20/05/2010

Trabalhando o M

Dando continuidade ao tema MAMÃE, onde aproveitamos para trabalhar palavras iniciadas com a consoante M, estamos trabalhando o tema MACACO. Aqui estou postando algumas das atividades que foram realizadas.Este livro foi meu aluno Sávio quem trouxe. O livro é todo em inglês . Nossa colega Eucilene, professora de inglês, traduziu o título do livro: Eu sou um macaquinho. Juntos os alunos e eu, fomos criando a nossa história observando as gravuras.



Uma das minhas aluninhas colorindo o espaço entre as palavras no texto: A bola maluca. (capacidade trabalhada: compreender a funçao da segmentação dos espaços em branco)


Aqui as alunas estão colorindo a palavra MACACO. Depois contamos número de letras e sílabas, destacamos letra inicial e final.
(esta cena é uma delícia! Apesar de todas as cobranças, eu amo ver isto.)


Distribui o texto para cada aluno e eles coloriram os espaços em branco. Este tipo de atividade tem como objetivo levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra.


Outro momento: coloquei figuras cujo nome inicia com a consoante M, chamei alguns alunos para formarem o nome do desenho. Os outros observaram, dando opiniões. Atividade em rodinha.
Gosto muito de trabalhar com os alunos em rodinha, pois acredito desenvolver no aluno a competência/oralidade. Trabalhar em grupo, saber ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas é muito importante. É essencial.
Capacidade reconhecer unidade fonológicas - sílabas



Usamos o alfabeto móvel para formar palavrinhas. Cada aluno com o seu.


Fiz esta atividade individualmente. Distribui em cima da mesa fichinhas com palavras escritas em letra de imprensa maiúscula e letra cursiva. Pedi para o aluno unir os pares (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras). Dá um trabalhão, pois tenho que atender individualmente e controlar o resto da turma.


Um dos alunos observando um macaquinho de pelúcia. Aproveitamos para trabalhar Ciências. Como é o corpo do macaco, animal mamífero, habitat, etc.


Atividade: pintura com lápis de cor e giz de cera, contorno com canetinha, recorte, colagem. Montamos um macaco que se transformou num fantoche de vara. As crianças amam este tipo de atividade.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Maria Mole



Trabalhando com parlendas. Fiz 3 cartazes. Esses dois, mais um escrito com letra cursiva. A foto dele não ficou legal, por isso não coloquei. É claro que a letra M ficou em evidência. Fizemos uma lista de palavras iniciadas com M.


As crianças amaram degustar a tal da Maria-mole. Tinha criança que não conhecia esse delicioso doce.

Mães


Sr. Amaral, nosso colega de trabalho, lendo mensagem para mães professoras. Mensagem de sua autoria,

Professoras mães do 1º turno sendo homenageadas com a mensagem do Sr. Amaral.
Colegas queridas: Sandra e Marta


domingo, 9 de maio de 2010



Com carinho para minhas colegas Lurdinha e Lucimar..

Existem alguns fatos da vida que são inevitáveis, um dia entenderemos porque certas coisas acontecem!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mãe

Tema: Mãe
" Mãe é como o amor, não tem explicação."

" ... o ideal é que cada aluno tenha na imaginação a figura da mãe com mulher que cuida dele, mostrando que a imagem materna está em muitas coisas que o rodeiam ..."

Algumas atividades desenvolvidas:
Cada criança ganhou um calendário. Colorimos de vermelho os domingos e o feriado do Dia do Trabalho. Usaremos o calendário durante todo o mês, pois assinalamos os dias de segunda a sexta.

No mural da sala, colamos figuras de mães e a palavra mamãe escrita com diversos tipos de letras.
Aproveitamos para trabalhar palavras iniciadas com a consoante M. As crianças trouxeram de casa figuras e colamos no mural da sala.

Trabalhamos com a quadrinha:
NA COZINHA DA MAMÃE
VOCE ACHA O QUE QUISER
TEM PANELA, TEM TAMPINHA
RALO, FORMA E COLHER.

Aproveitamos para colorir o espaço entre as palavras, colorir a palavra mamãe e as letras M que apareceram nas palavras da quadrinha. Cada criança ganhou sua quadrinha xerocada com espaço para fazer um desenho para a mamãe. Esta folha também faz parte do álbum da mamãe.

Utilizamos na hora de história os livros: - O MISTÉRIO DA MAMÃE
Autoras: Luciana Rigueira e Elisabeth Teixeira

- ONDE ESTÁ A MAMÃE?
Autora: Terezinha Casasanta

Amo estes livros. Onde está a mamãe, herdei da tia Zezé.


Recorte e colagem: palavra mamãe.



Colorindo a capa do álbum da mamãe.



Essa atividade fez sucesso. As crianças pintaram a garrafa, usando a técnica "esponjado", usando um pedacinho de espuma.Teve muito dedinho verdinho ... verdinho...

Resultado final. Ficou muito legal. Passei verniz e escrevi a palavra MÃE usando tinta dimensional. Garrafas de vidro que iam para o lixo, se transformaram num lindo presente. Reaproveitar materiais com certeza ajuda a diminuir o lixo. A natureza agradece. As crianças sabem disto.