quinta-feira, 5 de maio de 2016

Releitura de Obras na Educação Infantil

A Arte, nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI, 1988), é compreendida e apontada como uma área curricular com o mesmo valor e importância que as demais áreas de conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. Traz como proposta uma articulação entre as demais áreas, uma vez que favorece a expressão criadora do aluno, permitindo-lhe um relacionamento criativo e significativo com seu meio, o que o auxiliará no relacionamento com as demais disciplinas curriculares e na vida em sociedade.

   O trabalho com releitura de obras faz com que as crianças entrem em contato com o universo  da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades como: percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.



Meus alunos e alunas do Curso Normal Nível Médio  da E.E. Pref. Joaquim Pedro Nascimento entraram em contato com o trabalho de releitura de obras para futuramente trabalharem com seus alunos da Educação  Infantil.


"O Grito"

Esta é uma das pinturas mais populares de todos os tempos e é uma obra que revela várias características de Munch: a força expressiva das linhas, redução das formas e o valor simbólico da cor. Também eram transmitidas nas suas pinturas várias emoções humanas, visíveis na expressividade forte dos rostos representados. As emoções e conflitos psicológicos eram frequentemente abordados pelo artista, e por isso ele foi considerado um precursor do Expressionismo alemão.
















Um beijão para minhas alunas que me enviaram as fotos.

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